Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

7 coisas que você ainda não sabia sobre a saga "Star Wars"

Quase quatro décadas depois de "Uma Nova Esperança" chegar aos cinemas, poderíamos concluir que não há mais nada de novo a descobrir sobre a saga "Star Wars", que já foi esmiuçada por milhões de fãs ao longo dos anos. Mas não é bem assim. De atores que fizeram testes a apostas, separamos sete fatos que você ainda não sabia sobre a criação de George Lucas.


C-3PO
O único ator a aparecer nos sete episódios de "Star Wars" é Anthony Daniels, que interpreta o androide de protocolo C-3PO. Basicamente, seu único trabalho é a franquia criada por George Lucas, já que Daniels, quando não está usando o traje metálico que lhe deu fama mundial, viaja pelo planeta como embaixador não-oficial da saga.


Tupac
O rapper Tupac Shakur chegou a testar para o papel do mestre Jedi Mace Windu, que surgiu em "A Ameaça Fantasma". Mas seria difícil ele não ser interpretado por Samuel L. Jackson ?que ganhou o papel no grito. Literalmente! Em uma entrevista na TV americana em meados dos anos 1990, Jackson disse que, se pudesse fazer um único filme, seria um novo "Star Wars": "Eu faço um stormtrooper, o escravo de alguém, mas quero estar na saga". George Lucas ouviu e lhe atendeu. Mace Windu, por sinal, é o único Jedi com sabre de luz púrpura.

Jabba wookie?
Temido chefão do crime de Tatooine, Jabba, o Hutt, estava no roteiro do primeiro "Star Wars", e teve suas cenas filmadas na pele do ator Declan Mulholland, contracenando com Harrison Ford. A sequência foi originalmente cortada, mas permaneceu na adaptação em quadrinhos, com Jabba surgindo como um ser peludo, humanoide, parecido com um wookie, raça do heroico Chewbacca. Para "O Retorno de Jedi", ele finalmente ganhou o design de uma lesma supernutrida que todos adoramos.

Outras caras
George Lucas fez testes com vários atores em Hollywood para fechar seu elenco principal em "Star Wars". Burt Reynolds testou para Han Solo, Jodie Foster, para a princesa Leia. Pouco antes de filmar, Han era defendido por Christopher Walken, Leia por Sissy Spacek (que foi rodar "Carrie, a Estranha" com Brian de Palma), e Luke Skywalker seria outro ator loiro e boa gente, William Katt. Anos depois, ele seria "O Super-Herói Americano".

V de vingança
"O Retorno de Jedi" começou a ser rodado como "A Vingança do Jedi" ?alguns pôsteres com esse título chegaram a ser enviados a vários cinemas americanos antes de Lucas perceber que um Jedi não se vinga...

Lucro inesperado
Alec Guiness faturou cerca de 95 milhões de dólares por "Star Wars", já que trabalhou por 2% da bilheteria do filme. Bizarramente, Steven Spielberg também faturou milhões com o filme mesmo não tendo nenhuma conexão com ele. O motivo foi uma aposta feita entre ele e Lucas: o responsável por "Star Wars" tinha certeza absoluta que seu filme seria um fracasso, e que 1977 seria dominado por "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", de Spielberg. A certeza era tanta que ele apostou um percentual de sua bilheteria com o amigo. E Spielberg ganhou mais uns trocados (na casa dos sete dígitos) quando "Star Wars" se tornou um fenômeno.

E.T., casa, telefone...
Nas cenas do Senado Galáctico em "A Ameaça Fantasma", o E.T., de Spielberg surge como uma das centenas de raças representadas no jogo político do imperador.


Fonte: UOL Cinema