Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2016

Stud10 Abre Oportunidades para Roteiristas.


A Stud10, uma agência produtora sediada em Brasília abriu uma chamada de roteiros de longa metragem e web série para ser produzida, exibida e comercializada em 2017.

Os projetos vão ser curados e escolhidos pela comissão julgadora da produtora e o vencedor ganha três mil reais.

Para participar, os candidatos devem ler o regulamento com atenção e preencher o formulário de inscrição no site da produtora http://www.stud10.com.br/pitching O formulário deve detalhar o projeto com título, logline, formato (longa-metragem ou web série), gênero (ficção, não ficção e outro). 

Apresentação: Para ficção (longa ou web-série): tema de fundo e motivação, premissa, tom, gênero dramático, enredo-base e conflito central, protagonista(s) e antagonista(s), previsão de arco e de final da trama, referências. | Para nãoficção (longa ou web-série): descrição do objeto principal, premissa e abordagem geral do tema, estilo documental, referências. | Para a categoria "outros" (apenas web-série): descrição do formato do programa, tom, temas abordados, eventuais blocos dramáticos ou de conteúdo, cenário, eventuais personagens, referências. (máximo de 1500 caracteres)

Argumento(s): Para longas-metragens: Descreva o enredo da obra, narrando os principais acontecimentos, identificando os personagens envolvidos, os jogos de pontos de vista, variações de tom e diálogos com traços típicos de gênero, quando houver. | Para web-séries: Elabore uma descrição geral do que acontece em cada episódio e, em seguida, resuma o conteúdo de cada, pelo menos 05 episódios previstos. Também é importante definir o tom e eventuais blocos dramáticos do programa. (máximo de 14000 caracteres)

Público-alvo da Proposta: Identifique o público-alvo, incluindo referências etárias, culturais e sócio-econômicas dos possíveis espectadores da obra. (máximo de 500 caracteres)

Concepção de Linguagem Audiovisual da Proposta: Descreva os aspectos estéticos relevantes ao projeto, podendo incluir conceito de direção, fotografia, som, direção de arte, efeitos especiais, referências de linguagem, detalhamento de aspectos técnicos, equipamentos e/ou materiais essenciais para a proposta, quando for o caso. (máximo de 1500 caracteres)

Méritos Adicionais da Proposta: Neste espaço você pode apontar méritos (sociais, históricos, culturais e ambientais) da sua proposta que não foram contemplados nas sessões anteriores. É uma oportunidade para reforçar a pertinência e riqueza dos temas abordados, discorrer sobre exemplos bem sucedidos de projetos similares, apresentar possíveis oportunidades de financiamento inerentes ao projeto, mencionar eventuais parceiros que tragam mais visibilidade para a obra, defender como a realização da proposta exigiria um orçamento relativamente baixo etc. (máximo de 1500 caracteres)

Informações adicionais do autor: Neste espaço você pode destacar o seu currículo e trajetória pessoal. (máximo de 500 caracteres)

Serão aceitas propostas de roteiros originais, cujo roteirista possa comprovar a autoria através do comprovante de registro da obra na Biblioteca Nacional e cada roteirista pode mandar quantas propostas quiser.

Vale ler o regulamento completo para se atentar em alguns detalhes antes de se inscrever, por exemplo, os conteúdos devem ter classificação indicativa não maior do que 16 anos.

Agora para responder a pergunta que você está se coçando para perguntar. "E quanto aos direitos patrimoniais?" Aqui vai acontecer exatamente o que acontece na gringa. Na assinatura do contrato você cede os direitos patrimoniais da obra para a produtora por um período de 5 anos. Durante esse período, a produtora pode ou não produzir e exibir a obra, no final dos 5 anos, os direitos voltam para o autor. No mercado norte-americano isso se chama Option, é quando a empresa te paga só para garantir exclusividade sobre aquele conteúdo, mas sem a obrigação de produzir. Além do prêmio de 3 mil, o roteirista ainda ganha royalties da sua obra durante o período, tudo detalhado no regulamento.

As inscrições vão de 11 de outubro de 2016, portanto se você já tem um projeto engatilhado, pula na frente e faça sua inscrição. se você ainda não tem, corre e prepara sua proposta. O escolhido vai participar da sessão de pitch presencial ou por skype, onde vai ter a oportunidade de defender seu projeto ao vivo na última rodada de negociação.

Para se inscrever clique AQUI.