Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Mecher ou mexer?


A forma correta de escrita da palavra é mexer. A palavra mecher está errada. O verbo mexer é frequentemente utilizado, possuindo vários significados.
Devemos utilizar este verbo sempre que quisermos referir o ato de revolver o conteúdo de algo, de pôr em movimento, tirando do lugar, de rebolar o corpo, de tocar com as mãos, de ter algo como ocupação, de fazer referência a algo, de provocar, paquerar ou brincar com uma pessoa, de provocar alterações, de entrar em ação, de se apressar e de causar tristeza ou transtorno.
Assim, mexer é sinônimo de remexer, revolver, mover, remover, movimentar, rebolar, requebrar, tocar, bulir, ocupar-se, trabalhar, implicar, provocar, namoricar, zombar, alterar, agir, apressar-se, abalar, afetar, entre outros.

Exemplos:
Não mexa nas minhas coisas! (Remexer)
A notícia do jornal mexeu comigo. (Alterar)
É preciso mexer bem a massa até ficar homogênea. (Misturar)
Ele se mexe no ritmo da música. (Movimentar)
Mexa-se! (Agir)
Os garotos mexem sempre com os piores jogadores. (Provocar)
No seu trabalho, ela mexe com computadores. (Lidar)

O verbo mexer tem sua origem na palavra em latim
 miscere. O erro na utilização da consoante x ou do dígrafo ch é comum porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra.
Existem, contudo, algumas regras que definem quando deve ser utilizado x ou ch. No caso de mexer, a regra indica que devemos utilizar o x nas palavras após a sílaba inicial me-: mexer, mexido, mexeriqueira, mexicano, mexedor, mexilhão,… havendo, contudo, a exceção da palavra mecha. Assim, o verbo mexer deve ser escrito com x, bem como todas as palavras cognatas de mexer e todas as formas conjugadas desse verbo.

Palavras da mesma família: mexer, mexedor, mexediço, mexedela, mexido, …

Verbo mexer – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) mexi
(Tu) mexeste
(Ele) mexeu
(Nós) mexemos
(Vós) mexestes
(Eles) mexeram

Fique sabendo mais!
A regência verbal do verbo mexer se faz com as preposições de, em e com. Além disso, pode ser um verbo pronominal: mexer-se.

Exemplos:
Os alunos mexeram-se do lugar assim que a campainha tocou.
O bebê mexe em tudo o que consegue alcançar.
A bailarina mexeu-se com muita graciosidade.

Palavra Relacionada: mexer.