Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

8 dicas simples para começar a escrever um livro

Um guia simples para se orientar na hora de começar a escrever seu próprio livro.

Por Guilherme Kuceki


Já ouvi muitas pessoas dizerem que deveriam escrever um livro, como diz o provérbio, todas as pessoas deveriam plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Um livro poderá ser um precioso registro de seus pensamentos e ideias para ser deixado a sua posteridade.

À primeira vista, escrever um livro soa como algo complexo e trabalhoso, porém, pode ser muito divertido e menos difícil do que parece. Tudo começa com os pensamentos, as ideias e os fatos. Após ter em mente a ideia geral do livro, é hora de fazer um esboço.

Os escritores geralmente encontram suas maneiras de esboçar uma ideia e estruturar uma história, porém, quem está começando pode se orientar com as seguintes dicas:

1. Tenha em mãos um computador. E se você se dá melhor com papel, prepare também um bloco de anotações e lápis ou caneta.

2. Reserve o primeiro dia para trabalhar suas ideias. Decida os assuntos, o público alvo e se será ou não ficção.

3. Defina os personagens, suas características e origens. Depois pense nos detalhes dos personagens principais como idade, cidade natal e gostos.

4. Faça uma descrição pormenorizada do seu livro. Prepare uma lista de tópicos e capítulos. Para livros de ficção, isso deverá ser feito conforme o roteiro da história, e deverá levar os acontecimentos da introdução até o fim.

5. Se for um livro técnico, cada capítulo deverá abordar um aspecto do assunto, observando-se o conhecimento cumulativo que necessita ser apresentado antes do capítulo seguinte para que o leitor tenha um bom entendimento.

6. Depois de montar a estrutura, faça anotações nos capítulos para lembrar-se do que pensou ao dividir daquela maneira.

7. Mãos à obra! Esqueça as distrações e dedique-se a escrever, não é preciso se preocupar muito com ortografia, gramática ou estrutura das frases que estiver escrevendo, pois isso será feito no trabalho de edição do texto.

8. Destaque os trechos que precisarão de atenção especial como pesquisas, fontes ou detalhes posteriores.

Após esses passos você terá quase um livro em mãos, você pode pedir para alguém com bons conhecimentos da língua portuguesa que te ajude a encontrar erros que passam despercebidos. Se decidir publicar o livro, uma boa opção seria a editora clube de autores, que publica livros sob demanda sem custo algum para o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário