Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2016

CELTX - Programa gratuito para escrever roteiros audivisuais

por Márcio Massula Jr.




Celtx é um programa de computador multi-plataforma livre, de pré-produção, seja de um filme, peça teatral ou animação. É um processador de textos criado para escrever roteiros audiovisuais.

Um programa para formatação de roteiros não vai, nunca, ser o responsável pela qualidade de uma história. Mas ele pode ajudar. 

Celtx começou, na segunda metade de 2005, como um simples formatador de roteiros cinematográficos, mas hoje, com a versão 1.0 (disponibilizo aqui a ver 2.9.1) saindo do forno, ele já é bem mais do que isso, e as funções que oferece condizem mais com o novo título: mídia de pré-produção.

Já foi chamado, em artigos que tratam sobre programas de formatação, de “Final Draft Killer”, em alusão ao concorrente Final Draft e a suposta superioridade do programa. O Celtx ainda tem suas deficiências, mas ainda está numa versão beta, (disponilibilizo aqui a versão 2.9.1) o que significa que não está pronto. A questão é que tanto o Final Draft, como seu desafiante direto, o Movie Magic Screenwriter (melhorado pela última versão) custam por volta de duzentos e cinquenta dólares. Mesmo o Sophocles, um programa considerado superior aos dois citados acima, e que custa metade desse valor, ainda é caro para boa parte dos roteiristas iniciantes. O Celtx, que é totalmente livre e gratuito, tem ficado cada vez melhor a cada edição, e muitos roteiristas profissionais tem passado a prestar mais atenção nele.


A interface do programa é bem clean, e ele é praticamente auto-intuitivo, o que também colabora no primeiro contato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário