Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Basculante ou vasculante?


A forma correta de escrita da palavra é basculante. A palavra vasculante está errada. A palavra basculante pode ser um substantivo ou um adjetivo. Devemos usar o adjetivo basculante sempre que quisermos referir algo que funciona com movimento de básculo, ou seja, que funciona girando sobre um eixo horizontal, baixando uma das extremidades e elevando a outra extremidade, sendo inclinável. Refere-se também aos veículos que, através de movimento de básculo na sua carroceria, permitem descarregar materiais facilmente. Enquanto substantivo masculino, devemos utilizar a palavra basculante como redução de janela basculante, ou seja, uma janela que opera com movimento de básculo. 

Exemplos:
 
O portão basculante da garagem está estragado, precisando de ser consertado.
 
Está quase chegando o caminhão basculante que vai transportar essa areia.
 
A empregada já limpou o basculante da cozinha?
 

A palavra basculante pode ter sua origem na palavra em francês basculant ou ser formada por derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Assim, temos a palavra básculo, com origem também no francês bascule, mais o sufixo – ante. Este é um sufixo nominal, proveniente das terminações do particípio presente latino, que forma adjetivos indicando uma ação, qualidade ou estado.
 

Desta forma, a palavra basculante deverá ser escrita com b inicial e não com v. As palavras báscula e básculo, cognatas de basculante, deverão também ser escritas com b. Esta dúvida surge por confusão com os verbos basculhar e vasculhar. Contudo não devemos confundir porque são verbos com origem distinta da palavra basculante e, consequentemente, significado distinto.
 

Basculante pode ser um adjetivo de dois gêneros, ou seja, um adjetivo uniforme que apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a porta basculante/o portão basculante). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: basculante, excelente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavra Relacionada: basculante.