Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Os 10 melhores cursos de Letras do Brasil


Gostar de literatura e de estudar línguas. Esses são pré-requisitos para quem pensa em fazer o curso de Letras. Isso porque o curso de propõe a estudar a língua portuguesa e idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas.

O bacharel em Letras pesquisa e ensina o português e idiomas estrangeiros e a literatura brasileira e de outros povos. Em Geral, ele se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol ou alemão, mas também pode dedicar-se a línguas clássicas, como latim ou grego.

O principal campo de trabalho é em escolas de ensinos Fundamental e Médio ou de idiomas. Mas também há espaço para que o profissional trabalhe em editoras de livros, para fazer a preparação de originais  para revisar e traduzir textos. Também há mercado de trabalho nas áreas de interpretação e secretariado bilíngue.

Durante a graduação, que dura em média quatro anos de bacharelado e mais um ano para licenciatura, análise literária, produção de textos, tradução e pesquisa sobre a evolução e o uso dos idiomas ocupam boa parte da carga horária. Entre as matérias teóricas estão teoria literária, semântica e fonologia, além de língua portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira.

A escolha do idioma em que o estudante vai se especializar varia de acordo com a faculdade. Há escolas que o aluno opta logo no vestibular por um ou mais idiomas, em outras ele escolhe após o ciclo básico.

E aí, se interessou pelo curso? Quer saber quais faculdades oferecem as melhores graduações? Confira a seguir:

Nome da Faculdade
  Estrelas
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
*****
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
*****
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
*****
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
*****
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
*****
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
*****
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
*****
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
*****
Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
*****
Universidade de São Paulo (USP)
*****