Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Elidir ou ilidir?


As palavras elidir e ilidir existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo elidir se refere ao ato de fazer desaparecer totalmente, sendo sinônimo de cortar, eliminar, excluir, retirar, suprimir, entre outros. O verbo ilidir se refere ao ato de destruir refutando, ou seja, rebater, refutar, contestar. Pode significar também o ato de bater contra, de chocar ou colidir.

O verbo elidir tem sua origem na palavra em latim elidere, devendo assim ser escrita com e inicial: e – li – dir. Também com e inicial deverão ser escritas as palavras cognatas de elidir, bem como todas as formas conjugadas desse verbo.
 

Exemplos:
 
Palavras da mesma família: elidir, elidível, inelidível,…
 
Verbo elidir – Pretérito perfeito do indicativo:
 
(Eu) elidi
 
(Tu) elidiste
 
(Ele) elidiu
 
(Nós) elidimos
 
(Vós) elidistes
 
(Eles) elidiram
 

Exemplo:
 
Desta vez conseguiremos elidir este problema das nossas vidas de uma vez por todas.
 
Pronuncie esta palavra corretamente, sem elidir a primeira sílaba!
 

O verbo ilidir tem sua origem na palavra em latim illidere, devendo assim ser escrita com i inicial: i – li – dir. Também com i inicial deverão ser escritas as palavras cognatas de ilidir, bem como todas as formas conjugadas desse verbo. Ilidir é uma palavra muito utilizada em linguagem forense.
 

Exemplos:
 
Palavras da mesma família: ilidir, ilidível, inilidível,…
 
Verbo ilidir – Pretérito perfeito do indicativo:
 
(Eu) ilidi
 
(Tu) ilidiste
 
(Ele) ilidiu
 
(Nós) ilidimos
 
(Vós) ilidistes
 
(Eles) ilidiram
 

Exemplos:
 
Os advogados ilidiram todas as acusações e provaram a inocência do acusado.
 
O juiz ilidiu as provas apresentadas, prosseguindo com o julgamento.
 

As palavras elidir e ilidir são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: ilidir/elidir, cumprimento/comprimento, eminente/iminente, esperto/experto, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras.

Palavras Relacionadas: elidir, ilidir.