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segunda-feira, 4 de julho de 2016

Lidando com Agentes e Empresários

Por Bill Labonia


Um dos maiores desafios que o roteirista iniciante vai enfrentar é a busca por representação. Agentes hoje em dia estão tão ocupados tentando vender os roteiros de seus roteiristas estabelecidos que têm pouco tempo para lidar com iniciantes.

Some isso ao fato de que o mercado de hoje está dando pouco espaço para roteiros originais. Principalmente aqueles que foram escritos de forma especulativa. Estúdios trabalham em cima de criação de audiências, por isso, o mercado atual investe muito mais em adaptações e remakes que já possuem uma fanbase considerável.

A realidade do mercado, é que revelar novos roteiristas está mais difícil do que nunca. Os agentes aumentam suas chances de negociar roteiros empurrando o trabalho de seus clientes mais experientes.

Empresários (managers) são diferentes. No geral, enquanto os agentes vão focar em tentar conseguir trabalho para você, o empresário vai focar em desenvolver você como profissional.  Já ouviu falar da história do empresário que encontrou um talento bruto e o transformou em um superstar? Pois bem, esse é o objetivo do empresário.

Eles estão dispostos a investir tempo e esforço "moldando" roteiristas iniciantes para transformá-los em máquinas de fazer dinheiro. Eles lhe darão conselhos e direcionamento de carreira, feedback profissional nos seus roteiros e ainda vai lhe ajudar a reescreve-los.

Agentes, se não gostarem do seu roteiro, eles provavelmente não vão falar nada. Se um cliente recusar um roteiro seu, o Agente provavelmente vai deixar de mandar seu trabalho. Ninguém quer ficar queimado no mercado por enviar roteiros de segunda categoria.

Um empresário é um bom caminho para o roteirista iniciante. Eles normalmente sabem o que o mercado precisa, e se verem potencial em você, com certeza vão querer tirar proveito disso. Por outro lado, eles são ocupados e o tempo deles vale muito. Se eles não enxergarem potencial, ou se não sentirem confiança em você, eles o descartam e partem para buscar o próximo candidato.

Quando a coisa funciona, você consegue vender seus roteiros, talvez até ser contratado por um seriado de TV. Nesse dia, qualquer agente vai ficar mais do que feliz em receber 10% de comissão por todos os seus trabalhos. Na hora em que você se transformar em uma commodity, tenha certeza, Agentes e Empresários farão de tudo para fazer o máximo de dinheiro com a sua carreira quanto possível.