Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Bondinho da Leitura em Curitiba - PR

Por Maria Fernanda


A Rua XV de Novembro é um ponto bem conhecido em Curitiba: comércio popular, vai e vem de gente, aquele burburinho típico de centro da cidade. Em 1973, depois que foi feita a implantação do calçadão da Rua das Flores, a esquina da Rua XV com a Rua Ébano Pereira também ganhou um presente: um bondinho, desses que circulavam antigamente pelas ruas das cidades.
Este, especificamente, não rodou por Curitiba, veio de Santos, litoral de SP, para ornamentar o calçadão recém inaugurado.

Até meados da década de 1980, o Bondinho funcionava como uma área de recreação para as crianças. Os pais e mães iam fazer compras no comércio do centro e tinham aquele espaço para deixar os pequenos, que oferecia atividades pedagógicas e artísticas. Depois, o Bondinho também funcionou como Posto de Informações Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo.

Foi em 2010, após uma revitalização, que o espaço ganhou o nome de “Bondinho da Leitura”, que é parte das ações do programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. Junto com o novo nome, uma nova função social dentro desse espaço aparentemente pequeno: um acervo literário com mais de 2.500 obras que estão disponíveis para empréstimo gratuito.

Quem circula pelo calçadão pode emprestar livros apresentando um documento de identificação, é bem simples. E quem quiser ler por ali, também rola. O espaço é interno é uma graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário