Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

Discriminar ou descriminar?


Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo discriminar se refere ao ato de estabelecer diferenças, de distinguir e diferenciar. Refere-se também ao ato de separar, segregar e marginalizar, tendo por base essas mesmas diferenças. Pode significar ainda o ato de especificar listando, relacionando, descrevendo, precisando. É muito utilizado para referir discriminações raciais, religiosas, sociais,... O verbo descriminar se refere ao ato de inocentar alguém ou alguma coisa, tirando sua culpa ou crime, ou seja, se refere ao ato de descriminalizar, absolver, isentar, inocentar.

Discriminar tem sua origem na palavra em latim discriminare, devendo assim ser escrito com i na primeira sílaba. Também com i na primeira sílaba deverão ser escritas as palavras cognatas de discriminar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Palavras da família: discriminação, discriminado, discriminador, discriminatório, discriminável, discriminante,…
Verbo discriminar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) discriminei
(Tu) discriminaste
(Ele) discriminou
(Nós) discriminamos
(Vós) discriminastes
(Eles) discriminaram

Exemplos:
·         Ela se sentiu discriminada por não poder entrar naquele clube.
·         Suas compras estão discriminadas na nota fiscal.

Descriminar é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado o prefixo des- ao verbo criminar, alterando o sentido do mesmo: des- + criminar. O prefixo des- é de origem latina e significa uma separação, uma ação em sentido contrário, ou seja, absolver o crime. Desta forma, o verbo descriminar deve ser escrito com e na primeira sílaba. Também com e na primeira sílaba deverão ser escritas as palavras cognatas de descriminar, como descriminalizar e descriminalização, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Verbo descriminar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) descriminei
(Tu) descriminaste
(Ele) descriminou
(Nós) descriminamos
(Vós) descriminastes
(Eles) descriminaram

Exemplos:
·         O juiz descriminou o jovem acusado de roubo.
·         Em muitos países se discute sobre descriminar o uso de algumas drogas.

As palavras discriminar e descriminar são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: discriminar/descriminar, iminente/eminente, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, precedente/procedente, descrição/discrição, entre outras.

Palavras Relacionadas: discriminardescriminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário