Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de julho de 2015

Descubra como o jovem Terminator foi feito em O Exterminador do Futuro: Gênesis

De Vitória Pratini 

Cena que faz referência ao primeiro filme teve Arnold Schwarzenegger lutando contra si mesmo.
  

Arnold Schwarzenegger disse que voltaria, e voltou. Em dose dupla! Em O Exterminador do Futuro: Gênesis, uma das cenas mais legais faz referência ao longa original e traz o exterminador T-800 lutando contra si mesmo. 

A tomada começa igualzinha como a de
 O Exterminador do Futuro de 1984: um jovem exterminador - interpretado por Schwarzenegger - chega ao passado para matar Sarah Connor (Emilia Clarke), encontra alguns vagabundos que mexem com ele e exige a roupa deles. 

Só que a partir daí o cenário muda e difere do filme original: aparece um exterminador 30 anos mais velho (a pele dele envelhece mas os circuitos robóticos não), enviado ao passado anos antes a fim de proteger a mãe de John Connor quando criança. Ele impede o jovem Terminator de pegar as roupas dos rapazes e os dois entram em uma briga.

A questão que fica para os fãs é: como Schwarzenegger foi rejuvenecido? Teria a equipe de efeitos visuais usado as filmagens originais do longa de
 James Cameron? 

Não! Ele foi recriado digitalmente por um time que levou doze meses para criar 35 tomadas de uma cena de 5 minutos. De acordo com o supervisor de efeitos visuais,
 Sheldon Stopsack, que trabalhou em Guardiões da Galáxia e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, quando ouviu a ideia de criar um ator sintético, ficou animado e apavorado: "É uma idéia completamente louca devido à enorme complexidade da tarefa. Trabalhar em um ser humano digital é considerado o Santo Graal em efeitos visuais."

Mas parece que eles deram conta do recado. Eis o que eles fizeram:

1 - Encontrar um dublê de corpo ideal


Ao invés de usar o corpo atual de Schwarzenegger, que hoje tem 68 anos de idade, para criar o jovem exterminador, a produção vasculhou o mundo a procura de um homem que tivesse 127 centímetros de costas para se passar pelo Schwarzenegger de 1984. Eles, então, encontraram o fisiculturista australiano de 27 anos
 Brett Azar, que era fã de Arnold.

Azar e Schwarzenegger se enfrentaram em uma cena de luta real e depois a equipe de efeitos visuais se envolveu.

2 - Construir um rosto digital


Stopsack e o também supervisor de efeitos visuais, Janek Sirrs, pesquisaram todo o arquivo de filmagem de Arnold ao longo dos anos (inclusive de Um Tira no Jardim de Infância) e armazenaram em uma vasta biblioteca de imagens para criar a face idêntica a do ator quando jovem. 

Os técnicos também capturaram as expressões faciais de Schwarzenegger hoje em dia para compensar a discrepância entre as idades dos exterminadores em cena.

3 - Aperfeiçoar a linguagem corporal

Em 1977, Arnold Schwarzenegger participou do documentário
 Pumping Iron, que falava sobre a preparação para uma competição de fisiculturismo. Na época, foram feitas capturas multidimensionais do físico do ator. Assim, o filme foi essencial para recriar o jovem Arnold, desde seus peitorais até seus glúteos.

Segundo Stopsack,
 "O corpo de Arnold é tão único que realmente tivemos que diferenciar do corpo do dublê. Nós substituímos digitalmente Brett para a maioria das tomadas a fim de criar realismo e credibilidade".

Assista à parte da cena:



É isso aí! Schwarzenegger em dose dupla. Curtiu?
O Exterminador do Futuro: Gênesis está em cartaz nos cinemas.
Notícias relacionadas



Fonte: AdoroCinema