Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Peço ou pesso?


A forma correta de escrita da palavra é peço. A palavra pesso está errada. Peço é a forma conjugada do verbo pedir na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. O verbo pedir é um verbo irregular, ou seja, não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. É um verbo muito utilizado pelos falantes e possui uma grande variedade de significados. Tem sua origem na palavra em latim petere e pode significar o ato de solicitar, reclamar, ter necessidade de, querer, incentivar, interceder. 

Presente do Indicativo: 
(Eu) peço
 
(Tu) pedes
 
(Ele) pede
 
(Nós) pedimos
 
(Vós) pedis
 
(Eles) pedem
 

Exemplos:
 
Peço desculpa por todo o mal que eu causei.
 
Peço, por favor, um minuto de silêncio para honrar os que partiram.
 
Todos os dias eu peço à professora para não dar dever de casa.
 
Escolhe o que você quer que eu peço ao garçom.
 

Atenção!
 
No presente do subjuntivo e no imperativo, o verbo pedir também deverá ser todo escrito com ç e nunca com ss.
 

Presente do subjuntivo:
 
(Que eu) peça
 
(Que tu) peças
 
(Que ele) peça
 
(Que nós) peçamos
 
(Que vós) peçais
 
(Que eles) peçam
 

Imperativo:
 
(Eu) ---
 
(Tu) pede
 
(Ele) peça
 
(Nós) peçamos
 
(Vós) pedi
 
(Eles) peçam
Palavra Relacionada: pedir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário