O filme,
dirigido finalmente por Danny Boyle ("Trainspotting", "Quem Quer
Ser um Milionário") e com roteiro de Aaron Sorkin ("A Rede
Social"), se centra em três momentos da carreira de Jobs: a apresentação
do computador Macintosh (1984), a estação de trabalho NeXT (1988) e o iMac
(1998).
As cenas se centram nos diálogos eletrizantes dos atores e seu
frenético ir e vir, enquanto tentam solucionar os problemas prévios à
apresentação de um produto.
Fassbender dá vida a um Jobs feroz, mas também a um Jobs com
personalidade atrativa e sedutora que o torna perigoso nas distâncias curtas,
em uma interpretação que a revista "Hollywood Reporter" classifica de
brilhante e "engenho selvagem".
A direção, o roteiro e a interpretação de "Steve Jobs"
alcançam a "perfeição"; seu frescor e concepção são tão
surpreendentes que deixam o espectador "boquiaberto", assegura a
"Hollywood Reporter".
O site "The Verge" comemora também a interpretação de
Fassbender por suas "camadas e matizes" e por captar as contradições
que definem a figura de Jobs, refletidas na cena na qual nega, sem
sentimentalismo, a paternidade de sua filha de cinco anos, à qual mais tarde
reconheceria e que se encontra nesse momento em frente a ele.
O filme conta também com a presença de Seth Rogen, que dá vida a
Steve "Woz" Wozniak, cofundador da Apple, e Michael Stuhlbarg, que
interpreta ao desenvolvedor do software Andy Hertzfeld, desencadeante da ira de
Jobs por não ser capaz de que o protótipo do computador Mac dissesse
"olá".
A eles se soma Jeff Daniels, no papel de John Sculley,
executivo-chefe da Apple que demite Jobs e lhe provoca sua vingança; e Kate
Winslet, que encarna Joanna Hoffman, responsável de marketing e uma das poucas
pessoas que diz a Jobs as verdades na cara.
O filme se concentra nos anos jovens do cofundador da Apple e
não mostra o Jobs maduro e milionário, que morre aos 56 anos, em 2011, vítima
de um câncer de pâncreas.
O filme ressalta também o lado mais humano de Jobs, como quando
minutos antes da estreia do iMac, e triunfal após ter recuperado seu posto como
executivo-chefe da Apple, comenta com sua filha Lisa, de 19 anos, que é
imperfeito.
O filme de duas horas mostra um homem brilhante cuja visão
ajudou a guiar o mundo rumo ao século XXI, mas também um executivo que pode ser
impiedoso com os funcionários e a família.
À estreia seletiva nesta sexta-feira em cinemas de Nova York e
Los Angeles seguirá a generalizada no dia 23 de outubro. Assim se põe fim a uma
longa saga que incluiu, segundo a "Hollywood Reporter", tentativas de
boicote do filme por parte da viúva de Jobs, Laurene Powell.
Boyle, o diretor, reconheceu que nem Powell nem o atual
executivo-chefe da Apple, Tim Cook, ajudaram o projeto. "Houve momentos
difíceis. Não quero falar sobre isso", afirmou o cineasta.
Outra fonte, que a "Hollywood Reporter" classifica
como "chave", assegurou que a viúva de Jobs tentou "matar"
o filme desde o começo e telefonou os atores Leonardo DiCaprio e Christian Bale
para que não aceitassem interpretar Jobs.
Sorkin confessou também que a pressão à qual foui submetido foi
sufocante: "Estou farto do Vale do Silício", afirmou o roteirista
recentemente no programa de televisão "The Daily Show".
Ao que acrescentou que "a última coisa" que alguém
pode querer é contrariar os gênios do Vale do Silício (Califórnia), epicentro
da indústria tecnológica nos EUA.
O diretor David Fincher, que dirigiu "A Rede Social",
renunciou em 2014 a dirigir a última filme sobre Steve Jobs devido às supostas
"exigências agressivas" que recebeu por parte dos produtores.
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