Pesquisar este blog

sábado, 22 de outubro de 2011

A vida como ela é...


"Nelson Rodrigues já era Nelson Rodrigues quando, em 1961, organizou esta antologia, que reunia em livro pela primeira vez parte da série A vida como ela é...
Samuel Wainer, dono do Última Hora, queria em seu jornal uma coluna em que o autor de peças como Vestido de Noiva, Anjo Negro e Álbum de Família, retratasse, com um toque ficcional, uma história da chamada 'vida real'. Combinação perfeita para um dramaturgo sofisticado que, desde sempre, respirava jornal.
A vida como ela é... estreou em 1950 e em pouco tempo era um grande sucesso popular. Como o melhor jornalismo, falava direto ao público; como a literatura mais sofisticada, fazia tremer suas convicções.
Por seu alcance e perenidade, A vida como ela é... teve várias encenações em mais de cinquenta anos. Ainda na década de 1960, foi programa de rádio, narrado por Procópio Ferreira, além de disco e fotonovela. Em 1978, deu origem a um dos filmes de maior repercussão do cinema brasileiro, A dama do lotação. E, na década de 1990, tornou-se um grande sucesso no teatro, em encenação premiada de Luiz Arthur Nunes e chegou ao horário nobre na fidelíssima adaptação dirigida por Daniel Filho para a TV Globo." (trecho extraído do próprio livro)
É uma ótima obra de Nelson Rodrigues. O livro reúne cem contos que retratam assuntos como o ciúme, a fidelidade, o amor e o sexo. Eu recomendo.