Pesquisar este blog

sábado, 10 de dezembro de 2011

X-Men - Primeira Classe


Dirigido por Matthew Vaughn, X-Men - Primeira Classe (2011) é quinto filme da franquia iniciada em 2000. Essa história traz novo fôlego a série contando a origem do mais famoso grupo de mutantes dos quadrinhos. Como no original de 2000, Primeira Classe começa apresentando o menino Erik Lehnsherr (futuro Magneto) e a raiva exteriorizada por ele ao ser separado de sua mãe pelos nazistas. Esse trauma e as demais possíveis atrocidades sofridas pelo personagem, justificam a raiva pelos humanos sentida por Erik, já adulto, bem interpretado pelo ator Michael Fassbender.  O Professor Xavier é vivido por James McAvoy que encarnou muito bem o personagem. McAvoy foi a escolhe certa para o papel. Sempre protetor e dando bons conselhos, acredita na convivência pacífica entre humanos e mutantes ao contrário de seu até então amigo e futuro inimigo Magneto. Destaque também para o personagem Sebastian Shaw vivido pelo sempre vilão Kevin Bacon. O personagem de Bacon - acompanhado de sua camarilha e de seu supersubmarino - lembrou aqueles vilões clássicos do 007 vivido por Roger Moore nos anos 70.

A história explica e justifica certos pontos, como por exemplo o que levou Charles a ficar numa cadeira de rodas; a fortaleza existente embaixo da mansão Xavier que servirá de Quartel General dos X-Men; a origem do supercomputador "cérebro" que inicialmente era uma máquina do governo. O filme também lida com situações raciais e de aceitação, questões essas que se mantêm atuais. Revelando complitos internos e externos aos personagens. Especialmente, os vividos por Mística (interpretada pela bela Jennifer Lawrence) que, em busca de aceitação, prefere ocultar sua real aparência.


A produção foi muito inteligente pegando um gancho na Crise dos Mísseis de Cuba ocorrida nos anos 60 e apresentando a declaração de JFK a respeito, o que contribuiu para dar mais realismos a história. Sem sombra de dúvidas esse quinto filme e X-Men Origens: Wolverine (2009) foram, na minha opinião, os melhores da série. Primeira Classe foi realmente um filme de super-heróis - com direito a uniforme e tudo - com uma trama bem amarrada, trazendo ação e aventura na medida certa e até doses de humor. E diga-se de passagem os uniformes são o que todo fã de super-heróis quer ver num filme. Vale à pena conferir X-Men - Primera Classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário