Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

Companhia ou compania?


A forma correta de escrita da palavra é companhia. A palavra compania está errada. Devemos utilizar o substantivo comum feminino companhia sempre que quisermos referir o ato de acompanhar ou ser acompanhante de alguém, bem como a convivência entre pessoas. Pode significar também uma associação de pessoas, uma comitiva ou uma firma com vários sócios. Assim, companhia é sinônimo de acompanhamento, presença, acompanhante, companheiro, contato, convivência, convívio e intimidade, bem como de grupo, associação, círculo, clube, comitiva, cortejo, firma e sociedade.

Exemplos:
Estou precisando de uma boa companhia esta noite.
Veja o bonito bailado desta companhia de dança.
Gosto da companhia de meus amigos.

Companhia é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: companha+ -ia. A palavra companha se refere a um grupo de pessoas que seguem juntas, que são companheiros. O sufixo nominal –ia, acrescentado à palavra companha, forma um substantivo a partir de um substantivo. Este prefixo transmite uma noção de coletivo.

Todas as palavras cognatas de companhia deverão também ser escritas no nh: companhia, companha, companheiro, acompanhar,…

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de companhia, erradamente se pronuncia a sílaba nia em vez de nhia. Esse tipo de erro de pronúncia é frequente, se verificando também em outras palavras com nh e com nasalizações sucessivas. Erradamente é retirada a palatalização do nh, simplificando o movimento interior na língua.

Palavra Relacionada: companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário