Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Com certeza ou concerteza?


A forma correta de escrita é com certeza. A palavra concerteza está errada. Nunca deverá ser escrita uma só palavra, mas sim duas palavras separadas, formando uma locução adverbial. Chamamos de locução adverbial duas ou mais palavras que juntas atuam como um advérbio, alterando o sentido do verbo. A locução adverbial com certeza é formada pela preposição com e pelo substantivo certeza e transmite uma noção de afirmação e de convicção, sendo principalmente sinônima de certamente, sem dúvida, decerto, claro e de certeza.

Exemplos:
Esta é, com certeza, a melhor feijoada que eu já comi!
Para o jogo de futebol de sábado, pode contar comigo com certeza.
Com certeza, poderemos acreditar que você fará um bom trabalho.

Além de afirmação e convicção, a locução adverbial com certeza pode expressar ainda probabilidade, sendo, neste sentido, sinônima de provavelmente, possivelmente e talvez. Com certeza é ainda utilizado popularmente como expressão entusiástica.

Exemplos:
Eu, com certeza, gostei da apresentação. (convicção)
Não se preocupe, com certeza ele gostou da apresentação. (probabilidade)
- Você gostou? – Com certeza! (expressão entusiástica)

Fique sabendo mais!
A locução com certeza é muito utilizada pelos falantes, em diversos contextos. Alguns estudiosos da língua defendem que deveria haver uma maior moderação na utilização desta locução, uma vez que sua utilização frequente a transforma num clichê, podendo contribuir para o empobrecimento da língua.

Palavra Relacionada: com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário