Dentre todas as facilidades que a tecnologia e o
digital trouxeram ao mundo, a autopublicação também se faz presente e cresce, a
cada dia, no mercado editorial
Dos princípios da internet aos dias
atuais muita coisa mudou. Evoluímos em questões tecnológicas e atingimos parte
do patamar previsto nos anos 80 para os anos 2000. Não andamos em carros
voadores, não existem robôs programados para atividades domésticas – ainda. O
digital chegou no mundo e o revirou de ponta cabeça. Tudo precisou se readequar,
o jornal é online, trocamos receitas pela internet, telefonemos pela internet,
a revista é online, as fofocas são online… o mundo passou ao real time e a velocidade de 2GB na transmissão de
dados. O mesmo aconteceu com o mercado editorial.
As
publicações independentes já existiam, sempre existiram. E continuam a existir.
Mas elas ganharam um novo pilar com o mundo digitalizado e online: a
autopublicação chegou a internet. Chegou e ganhou um espaço importantíssimo e
muita coisa boa nasceu daí. Vamos começar falando do mercado
editorial tradicional: difícil de entrar, cheios de processos
burocráticos, demora nas publicações… com barragens como essa, muita coisa boa
pode ter sido perdida no limbo. Quebrar essas barras nem sempre foi fácil,
ainda não é. Pensando nisso, a autopublicação digital quebrou alguns
paradigmas: aproximou escritores de leitores, deixou a demora editorial de
lado, barateou os custos, trouxe talentos à tona. Claro que, com a
popularização, também surgiu muito bagagem dispensável. Mas isso não
vem ao caso, afinal, o mercado editorial impresso também tem bastante coisa pra
se jogar fora.
E viva a
Internet!
Autopublicar
ajuda muitos novos autores a também entrarem no mercado, conquistando fãs,
leitores e grandes editoras. Acredito que o mais importante é isso: trazer ao mercado literária novos talentos, que por inúmeros
motivos poderiam ter sido desperdiçados.
E como posso
me autopublicar? Existem algumas ferramentas bacanas.
1 – Kindle Direct Publishing
Aqui você
pode publicar seu livro nas plataformas Kindle, do grupo Amazon. Eles produzem,
inclusive, concursos. Hoje em dia, o top 10 de vendas a Amazon sempre tem
autores da KDP.
2 – Clube dos Autores
Plataforma
pioneira no Brasil. Permite comercialização digital e impressa.
3 – Bookess
Plataforma
brasileira, que permite comercializar o livro impresso e digital.
4 – Publique-se
Plataforma
da Saraiva. O bacana dela, é que os livros são comercializados pela livraria
Saraiva.
5 – Writting Life
Plataforma
da Livraria Cultura, que comercializa hoje o Kobo. Corrente direto do Kindle.
Muitos novos
escritores são encontrados nas plataformas digitais de autopublicação, além
disso, muita gente que optou também por uma carreira
baseada na autopublicação. Não podemos deixar de lado o
crescimento dos e-books no mundo. Hoje, as editoras tradicionais precisaram se
adaptar a essa nova tecnologia e modelo de comercialização, que cresce não só
no entretenimento, mas nas escolas e na categoria didática. O crescimento da
tecnologia não pode ser, simplesmente, ignorado.
A tecnologia
e o digital vieram mesmo para mudar o mundo. E muita coisa tem mudado pra
melhor, como no mercado literário.
Fonte: Homo Literatus
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